Padre Aluísio Borges e animadores e animadoras das comunidades do interior

Nesta sexta-feira, 18/09/20, aconteceu na Igreja Matriz e no Centro Social o segundo encontro com os animadores e animadoras das comunidades do interior do município de Remanso.

Devido à pandemia da covid-19, não foi possível acompanhar a programação pensada e elaborada na Assembleia Paroquial, realizada no início do ano.

Na assembleia, que ocorre todos os anos, é construído o calendário com todas as atividades que serão cumpridas no decorrer do ano. Como de costume, são definidos quatro encontros com os animadores e animadoras das comunidades do interior. Assim, este deveria ter sido o terceiro encontro de 2020. A ideia é que em novembro seja feito o terceiro e último encontro do ano, onde a pauta principal será os preparativos para a festa do Natal.

As comunidades se reúnem para momentos de oração e formação. Porém, o encontro desta sexta-feira foi motivado, sobretudo, pela alegria do reencontro. Como bem disse uma das animadoras, durante a avaliação, “é sempre bom rever as pessoas”. Segundo o pároco Pe. Aluísio Borges, esta foi uma ocasião oportuna para a oração, a súplica e a celebração. 

O encontro começou no Centro Social, onde os participantes foram acolhidos com o café da manhã. Em seguida, todos se dirigiram para a Igreja Matriz, seguindo todas as orientações de higienização e distanciamento social. Foi realizada a Celebração da Palavra, uma rápida conversa sobre o mês da Bíblia e a atual conjuntura, concluindo com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Padre Aluísio Borges durante a Adoração ao Santíssimo Sacramento


No retorno ao Centro Social, foram feitos os informes, encaminhamentos e avaliação. Norberto, animador da comunidade da Lagoinha e representante das comunidades do interior no Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), informou que a produção dos folhetos de celebração foi momentaneamente interrompida por causa da pandemia, mas que em novembro a confecção será retomada. Neste mês de setembro, as comunidades realizarão seus encontros utilizando o subsídio do mês da Bíblia; já em outubro, o subsídio será o da novena de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da paróquia de Remanso, cuja festa acontece em 30 de outubro.

Centro Social - Salão Dom José Rodrigues


Já padre Aluísio manteve as mesmas orientações, anunciadas um mês atrás, relativas às atividades e celebrações realizadas nas comunidades, lembrando aos presentes que este é um tempo em que é preciso exercer a virtude da prudência. Pediu que as celebrações e os encontros do mês da Bíblia, se a comunidade julgar que é possível serem realizados, que os faça seguindo as recomendações de distanciamento social e os protocolos de higienização, evitando espaços pequenos e pouco arejados.

Por fim, padre Aluísio anunciou que no mês de outubro, mês da novena e festa de Nossa Senhora do Rosário, a comunidade que se interessar poderá se organizar para fazer a peregrinação da bandeira com a imagem da santa, desde que as aglomerações sejam evitadas.  

Texto e imagens: Aroeira Comunica.