Imagem/WhatsApp

Na madrugada deste sábado, 13/02/2021, um homem invadiu a Igreja Católica do povoado da Malhadinha, distrito do munícipio de Remanso/BA, quebrando imagens e bancos do templo. A polícia foi acionada e o homem foi encaminhado para a delegacia municipal. Também esteve presente no local o pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, padre Aluísio Borges.

Uma animadora da comunidade informou que a imagem destruída de São Pedro, padroeiro da localidade, é muito representativa para o povo católico da Malhadinha, pois foi um presente dado à comunidade pelo pe. José Potter. 

Segundo relatos de moradores da comunidade, acredita-se que o ato se configura em crime de intolerância religiosa.

Em nota, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário afirma que “o ato de vandalismo e profanação” foi cometido por um sujeito “aparentemente embriagado”. A nota lamenta, ainda, o fato de que “as igrejas tem sido vitimadas pelo mundo das drogas, causando assim destruição tanto nos templos físicos como no interior de tantas pessoas”.

Segue a íntegra da nota da Paróquia:

COMUNIDADE SOFRE ATO DE VANDALISMO E PROFANAÇÃO

Na madrugada de hoje (13), os moradores da comunidade da Malhadinha (Nova Esperança), da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Remanso-BA, foram surpreendidos por um ato de vandalismo, em que um sujeito, aparentemente, embriagado arrombou e adentrou o interno da Capela dedicada a São Pedro, destruindo as Artes Sacras: a imagem do Padroeiro, o Altar, e o Ambão, assim como os móveis e instalações deixando o interno da Igreja completamente destruído e impróprio para o culto divino. Algumas pessoas, corajosamente, entraram e tentaram impedir o indivíduo de continuar o ato de profanação, colocando suas vidas em risco, pois, o mesmo portava uma faca, e ameaçava a todos que dele se aproximava. Graças a essas pessoas ele não conseguiu destruir tudo que estava no interior da Capela, porém a imagem do padroeiro foi destruída minunciosamente, ficando, assim, impossível de ser reconstruída.

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Remanso-BA, que é o responsável pela comunidade, no uso de suas atribuições, em comunhão com a comunidade, resolveu fechar de imediato o Templo por um período, até que se cumpra o prazo para ser realizado o ato de desagravo. Padre Aluísio lamenta profundamente pelo ocorrido, onde às igrejas tem sido vitimadas pelo mundo das drogas, causando assim destruições tanto nos templos físicos como no interior de tantas pessoas e, Exorta a comunidade, para que nesse período, possa está realizando suas orações em suas casa, ou em frente à Capela.

Pedimos a todos que rezem pelos moradores da comunidade, que sofreram esse dano irreparável, para que tenham forças e mantenham-se unidos na fé, na esperança de dias melhores.