Imagem/Livraria da Vila

Hoje, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que foi oficialmente escolhida pela ONU em 1975. Para nos ajudar a refletir sobre o lugar das mulheres na sociedade, a dica da Aroeira de hoje é o livro “Teoria Feminista: da margem ao centro”, da autora estadunidense bell hooks.

Publicado pela primeira vez em 1984, ainda hoje o livro de bell hooks é tido como referência nos estudos feministas. Neste livro, a proposta principal é a construção de uma epistemologia feminista decolonial. Nele, encontramos os pilares da escrita e da vivência da autora: o antissexismo, o antirracismo e o anticlassismo.

Para bell hooks, o Feminismo é para todo mundo e a ação deve partir de ambos os lados da história. Promover a revolução dos modos de vivência da sociedade deve ser compromisso de todos. Ela foge da romantização da revolução e descola as perspectivas, da margem ao centro, fazendo desse movimento mais realista e possibilitando o questionamento do status quo.

O livro nos permite pensar as questões que mobilizam nossa ação em busca da emancipação política, social e cultural das mulheres. Questões que vão desde a crítica à perspectiva unidimensional sobre a realidade feminina, o sexismo institucionalizado, o uso do termo "opressão", a radicalização da luta feminista, as circunstâncias sociais que diferenciam as vivências das diferentes configurações do "ser mulher" até a discursão sobre oportunismo individual versus a causa coletiva. Uma leitura fundamental para quem quer construir uma nova ordem social. Fica a dica!