As festas juninas são as mais populares do Nordeste brasileiro. Todos os anos a região se mobiliza para a realização da festa, organizando quadrilhas e arraias bem ornamentados, onde as pessoas e as famílias comparecem a caráter, servindo-se com comidas típicas e participando dos shows. Elas são consideradas a segunda maior festa do Brasil, ficando atrás somente do Carnaval. As festas juninas reforçam o sentimento de pertença e identidade nordestina.

Todavia, devido ao momento pandêmico em que vivemos, causado pelo surto da Covid-19, não haverá os tradicionais festejos juninos; pelo menos não da forma como eles são realizados costumeiramente. Assim, muitos municípios e localidades tiveram que se refazer e pensar em uma forma segura de celebrar a mais importante festa da região.

Em Remanso, por exemplo, a saída encontrada foi a realização de uma live com algumas das bandas da cidade contempladas pela lei Aldir Blanc – lei 14.017/2020. São elas: Gordinho do Arrocha, Luan Santana, O Sensa é Massa, Quarteto Pop, Alemão do Acordeom, Leandro do Acordeom, Mega Play e Mega Dance. A live acontecerá no Espaço Têra, sábado, dia 26 de junho, às 17h no canal do youtube Tubal do Vale. Cada banda terá cerca de 40 minutos de apresentação.

Segundo Adson Oliveira, diretor de eventos da prefeitura municipal, o objetivo do evento consiste em “fomentar a cultura local, insistindo no ‘fique em casa!’. Além de ajudar na construção, valorização e visibilidade dos artistas nesse período pandêmico”. Importante frisar que esses artistas estão, digamos assim, em “débito” com a Lei Aldir Blanc. Ou seja, no ano de 2020, as pessoas físicas, jurídicas e os coletivos que tiveram seus projetos cadastrados deveriam, necessariamente, fazer uma contrapartida, devolvendo o incentivo financeiro recebido em forma de serviços à comunidade. Além das bandas, os serviços de sonorização, iluminação, ornamentação, alimentação e o espaço do evento, serão promovidos por pessoas e entidades que também foram contempladas pela Lei Aldir Blanc. Inclusive o Espaço Têra, que também foi cadastrado na lei, e é de propriedade do irmão do diretor de eventos. Indagado se haveria algum problema as apresentações acontecerem na casa de show de seu irmão, Adson Oliveira assegura que não, porque o local foi contemplado ano passado pela lei, quando ele ainda não era diretor de eventos.

Primeira imagem de divulgação da live apenas com a logomarca da Prefeitura

De acordo com o diretor de eventos, a live não será financiada pela prefeitura, até porque os recursos para a realização de eventos culturais estão minguados. Ademais, por causa da pandemia, fica proibida a promoção de eventos com aglomerações. Acontece que, na primeira imagem de divulgação do evento, aparece apenas a logomarca da Prefeitura Municipal de Remanso, sugerindo que o evento é uma realização dela. Adson Oliveira assegura, no entanto, que não. A prefeitura está participando do evento somente com o suporte logístico, fornecendo água, máscaras, álcool e demais itens necessários para o bom funcionamento da live e a sua divulgação. Ainda segundo ele, o prefeito Marcos Palmeira só aceitou dar o apoio da prefeitura se não houvesse envolvimento de recursos públicos municipais.

Após a entrevista da nossa equipe com o diretor de eventos, foi divulgada uma nova imagem contando com a logomarca dos demais órgãos de promoção do evento.

Imagem de divulgação com logomarca dos órgãos parceiros da live

Como dito acima, as apresentações serão transmitidas pelo canal do Youtube Tubal do Vale. Uma rápida pesquisa no Youtube revela duas coisas: primeiro, o canal tem mais de 355 mil inscritos; e segundo, é um canal supostamente bolsonarista, porque divulga muitos conteúdos de promoção ao atual presidente do Brasil. Vídeos que são, diga-se de passagem, bastante visualizados. Adson Oliveira alega não saber a respeito da suposta inclinação bolsonarista do canal. Ele não vê nenhum problema em utilizar o canal para a live, pois ele divulga, também, outros conteúdos voltados à cidade, com bastante visualizações. Além disso, continua ele, o canal tem experiência na transmissão de lives e não haverá cobrança por parte dos proprietários do Tubal do Vale para a cobertura do evento dessa semana.

Tubal do Vale divulgando evento do Presidente do Brasil com aglomeração

A transmissão também será feita, segundo o diretor de eventos, nas plataformas do Instagram e do Facebook. Dessa forma, não seria melhor a prefeitura ter um canal próprio no Youtube, onde seria transmitido esse evento e outros que já estão em planejamento? Outra pergunta: não há contradição em transmitir um evento que valoriza e conscientiza as pessoas a respeito da necessidade de, nesses tempos festivos, ficarem em casa e evitar aglomeração em um canal aparentemente bolsonarista?