Imagem/O que tem na nossa estante

“Forrest Gump, O Contador de Histórias” é a dica da Aroeira para este final de semana. O filme dirigido por Robert Zemeckis foi lançado em 1994 e ganhou seis Oscars em 1995, incluindo as categorias de melhor filme, diretor e ator. O protagonista da trama é vivido pelo ótimo ator Tom Hanks, que o interpretou com muita sensibilidade e verdade.

Forrest é uma pessoa boa, ingênua e com baixo QI. Na infância, sofria bullying na escola, mas, encorajado pelo mãe, sempre manteve a autoestima elevada. O grande amor da sua vida é Jenny, que teve uma infância muito difícil, sendo, inclusive, abusada pelo pai. Suas vidas seguem rumos diferentes para depois se encontrarem. A grande habilidade de Forrest, desenvolvida por incentivo de Jenny, é correr o mais rápido possível. Com ela, ele acaba se envolvendo em várias situações bastante inusitadas e importantes para a história dos EUA, conquistando fama e muito dinheiro.

O filme, disponível na Netflix, pode ser lido como uma crítica ao american way of life, o estilo de vida americano, que se articula à imagem do self-made man, o sujeito que investe em si, nas suas boas qualidades, construindo seu próprio destino mediante muito esforço. Forrest é o contrário disso tudo. É conduzido pelas circunstâncias, não almeja grandes coisas, age com espontaneidade, preocupa-se com os outros, é ingênuo. Mesmo assim se “deu bem na vida”. Fica a dica!