Imagem/YouTube

Vimos, nas últimas semanas, várias homenagens ao Patrono da educação no Brasil, Paulo Reglus Neves Freire, o Paulo Freire. Isso porque, se vivo, Paulo Freire faria 100 anos no dia 19 de setembro de 2021. Em razão de seu centenário, inúmeras homenagens foram prestadas a ele, que é o brasileiro mais homenageado do mundo.

Aqui, como dica desse final de semana, deixaremos o documentário “Paulo Freire, 100 anos”, produzido pelo departamento de jornalismo da TV Cultura e apresentado pelo jornalista e diretor Leão Serva. O documentário tem duração de 30 minutos e é uma rica fonte para quem busca conhecer ou prestigiar o grande educador.

Nos últimos anos, com o avanço da direita e da extrema-direita, vimos personalidades como Paulo Freire sendo vítimas dos ataques dessa gente. Passando por sua obra e atuação enquanto vivente dessa terra, conseguimos entender o porquê da extrema-direita odiar Paulo Freire e seus ensinamentos. Freire foi um ser que buscou ler o mundo, compreendê-lo e com esse mundo dialogar.

Buscando, sempre por meio da educação, transformar pessoas e com isso transformar o mundo. Suas ideias de formação de uma consciência crítica, em contraponto com a consciência ingênua, não satisfaz o interesse de quem quer o mundo hierarquizado, injusto e dividido. Para Freire, é preciso existir uma pedagogia humanista e libertadora, que seja prática da vida e seja feita de modo coletivo, onde não exista nem oprimido, nem opressor.

Seu modo de pensar, de ser e de viver é uma afronta àqueles que desejam manter o status quo; assim sendo, ler, estudar e conhecer Paulo Freire, significa resistir e lutar. Assista ao documentário e se encante com esse homem! Fica a dica.