Imagem/Amazon

Para os cristãos/ãs brasileiros/as católicos/as, outubro é um mês mariano. No dia 10/10, os devotos/as da Mãe de Jesus prestam homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, durante o Círio de Nazaré, umas das maiores manifestações religiosas do mundo, que ocorre em Belém/PA. Já a festa do dia 12/10 homenageia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do povo brasileiro. Por fim, no dia 07/10, os/as fiéis rendem graças a Deus homenageando Nossa Senhora do Rosário (em Remanso/BA, a festa acontece no dia 30 de outubro).

Assim, a dica de leitura da Aroeira para esta semana é o livro “Mariologia: interpelações para a vida e para a fé” da teóloga Lina Boff. Nele, a renomada autora estabelece um rico diálogo entre a realidade vivida e a teologia pensada, articulando um tema da vivência de fé do povo, ou seja, sua devoção à Nossa Senhora, a partir de seu contexto.

O livro promove uma profunda reflexão sobre as dimensões masculina e feminina da vida, além de afirmar, a partir de uma análise do Magnificat, a opção preferencial de Deus pelos pobres, os oprimidos e os excluídos da sociedade. Ademais, Lina Boff analisa, do ponto de vista bíblico, litúrgico e teológico, os cultos que são prestados à Mãe de Jesus a partir do documento do Papa Paulo IV, Marialis Cultus; dessa forma, adquirimos subsídios para compreender o porquê do povo decidir coroar Maria. Fica a dica!