Imagem/Filmow

Dom Helder Camara – o santo rebelde” é um filme documentário que mostra uma parte da trajetória religiosa, e por que não política, do arcebispo de Recife e Olinda. Fundador da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Helder Camara simboliza a dimensão profética da Igreja, comprometida com as causas dos oprimidos e excluídos. Esse compromisso, evidentemente, inviabiliza a separação, que os setores conservadores da Igreja tentam fazer, entre a dimensão religiosa e política. Aliás, ao longo de sua história, a Igreja sempre fez alianças e, portanto, acordos e conivências políticas.

O filme de Érika Bauer destaca características do perfil do religioso católico através de depoimentos, discursos dele próprio e imagens. Ele era um comunicador nato, eloquente e midiático, que acreditava na força das palavras e no testemunho de uma vida a serviço dos valores evangélicos, como veículos que ajudam no processo de conscientização das massas oprimidas e excluídas. Mostra também a relação do bispo com os poderes, tanto civil, quanto eclesiástico; mais precisamente, como essa relação foi se modificando com o tempo, na medida em que Dom Helder intensificava a denúncia às injustiças e assumia a defesa dos direitos humanos.

Assista ao filme e conheça um pouco do trabalho missionário de Dom Helder Câmara, um religioso que se tornou rebelde porque decidiu seguir os passos de Jesus de Nazaré. Fica a dica!