Passagem do cortejo de Iemanjá pela Igreja Matriz/Imagem: Joyce Souza/Aroeira Comunica

A festa de Iemanjá tem peso cultural no estado da Bahia, onde os terreiros ainda são vítimas de intolerância religiosa. Em Salvador, é uma das festas mais populares e reverenciadas do ano, reunindo legiões de fiéis e admiradores nas praias do Rio Vermelho. As celebrações à Rainha das Águas acontecem também em outras cidades e regiões do estado.

Em Remanso, na última quarta-feira (02/02/2022), a festa foi celebrada por mais um ano. Seguindo a tradição de passagem pela Igreja Matriz para um breve momento de oração, o cortejo do Ilê Axé Ossamunilê da ialorixá Elenita Rocha seguiu para o cais da cidade. O Ilê Axé Afro-brasileiro Tenda de Omulu realizou o cortejo desde a Área Industrial até a beira do rio São Francisco. Às margens do Velho Chico foram feitas homenagens e oferendas para Iemanjá.  

Cortejo de Iemanjá na Praça em frente à Igreja Matriz/Imagem: Joyce Souza/Aroeira Comunica

Momento de oração na Igreja Matriz/Vídeo: Joyce Souza/Aroeira Comunica

A Rainha das Águas atrai muito mais que adeptos da umbanda e do candomblé, recebendo oferendas também de católicos, devido ao sincretismo religioso que ocorreu entre o cristianismo e as religiões afro-brasileiras.