Imagem/Lula

Na terça-feira, 22/03, a quarta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o ex-procurador da República Deltan Dallagnol a indenizar o ex-presidente Lula em R$ 75 mil reis por danos morais em razão da entrevista coletiva que ele concedeu em 2016. Na oportunidade, Dallagnol apresentou um Power Point no qual o ex-presidente aparecia como sendo o comandante do chamado “Petrolão”.

O colegiado concluiu que Deltan Dallagnol extrapolou os limites de suas funções, pois utilizou de palavras ofensivas à honra e à imagem de Lula. Ademais, o ex-procurador utilizou de linguagem não técnica na coletiva de imprensa, além de imputar ao ex-presidente fatos que não constavam na denúncia.

Ao comentar a decisão do STJ, o jornalista Glen Greenwald disse que o verdadeiro herói dessa história é Walter Delgatti. Sabe quem é Delgatti e por que o jornalista afirmou isso? Pois bem, Delgatti é o hacker responsável pela a Vaza Jato, que expôs a corrupção de alguns agentes da operação Lava Jato, incluindo Deltan e o ex-juiz Sérgio Moro. As mensagens trocadas por eles no Telegram e acessadas por Delgatti revelaram o caráter político da operação. É sempre bom lembrar que Moro condenou Lula, o líder nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018, em primeira instância, aceitando o cargo de ministro da Justiça após a vitória de Bolsonaro.

Para saber mais sobre a história de Delgatti, é só clicar aqui e assistir ao documentário “Delgatti, o hacker que mudou a história do Brasil”. Porém, para este final de semana, a dica da Aroeira recomenda assistir a entrevista que Walter Delgatti concedeu ao jornalista Joaquim de Carvalho, na TV 247, após a decisão do STJ. Fica a dica!