Imagem/Superinteressante

A dica da Aroeira para este final de semana são quatro vídeos hospedados no canal do youtube “Prazer, Karnal”, do historiador Leandro Karnal. São vídeos sobre os fascismos, o nazismo e o integralismo, que foi a versão brasileira do fascismo.

No vídeo “Fascismos”, Karnal busca responder à pregunta sobre o que afinal foram os fascismos. Qual o seu sentido original? Pergunta que não é fácil de ser respondida, pois o fascismo, que surgiu na Europa após o fim da Primeira Guerra Mundial, é difícil de ser definido, já que ele não tem a clareza que existe em outros movimentos

No vídeo “Nazismo (parte 1)”, a indagação que o historiador levanta é a seguinte: afinal, o nazismo é sinônimo de fascismo? De fato, o nazismo, que cresce na Alemanha com a crise econômica de 1929, iniciada nos EUA, é a forma de fascismo no país alemão. Karnal lembra que o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, cuja abreviação era Nazi, surgiu para se opor ao Partido Comunista e que as primeiras vítimas do nazismo foram os comunistas, que eram enviados para os campos de concentração, quando esses foram criados. Por fim, recorda que o nazismo tornou o antissemitismo a base de seu programa.

No vídeo “Nazismo (parte 2)”, Karnal apresenta as raízes históricas, culturais e psíquicas do nazismo e como esses elementos se articulam no processo de produção do sujeito nazista e de seus simpatizantes.

Por fim, no último vídeo, Leandro Karnal entrevista o jornalista Pedro Doria, autor do livro “Fascismo à brasileira: como o integralismo, maior movimento de extrema-direita da história do país, se formou e o que ele ilumina sobre o bolsonarismo”. Fica a dica!