Imagem/YouTube

Nesta semana, a jornalista Míriam Leitão do jornal O Globo divulgou áudios do Superior Tribunal Militar, gravados durante a ditadura militar (1964-1985), que revelam relatos de tortura praticada no período. 

A dica da Aroeira recomenda assistir a entrevista do historiador Carlos Fico a Andrea Trus da Tv 247, na qual ele fala desses áudios. Fico, professor da UFRJ, foi o responsável pela obtenção dos áudios.

Na entrevista ele explica o motivo pelo qual decidiu divulgar os áudios e sua repercussão, além de criticar a Lei de Anistia de 1979, que impede o julgamento dos agentes de Estado responsáveis pelas sessões de tortura realizadas durante a ditadura civil-militar; comenta algumas estratégias didático-pedagógicas que a História do Tempo Presente possibilita aos professores da educação básica. Para ele, pensando a atual conjuntura política e social brasileira, as Forças Armadas não irão embarcar em uma tentativa golpista, preocupando-se muito mais com as reações das Polícias Militares neste ano de 2022. Fica a dica!