Imagem/CNBB

Na liturgia católica, o domingo que celebra a Ascensão do Senhor aos céus é dedicado ao Dia Mundial das Comunicações Sociais. A celebração dessa data foi instituída pela Igreja durante o Concílio Vaticano II (1962-1965).

Neste domingo, 29/05/22, por ocasião do 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa Francisco escreveu uma mensagem intitulada “Escutar com o ouvido do coração”, a dica de leitura da Aroeira para esta semana.

É uma mensagem centrada no verbo escutar, que, de acordo com o pontífice, “é decisivo na gramática da comunicação e condição para um autêntico diálogo”. A escuta “é um desejo que interpela toda a pessoa chamada a ser educadora, formadora, ou que desempenhe de algum modo o papel de comunicador: os pais e os professores, os pastores e os agentes pastorais, os operadores da informação e quantos prestam um serviço social ou político”, afirma Francisco.

“Ouvidos, temo-los todos; mas muitas vezes mesmo quem possui um ouvido perfeito, não consegue escutar o outro. Pois existe uma surdez interior, pior do que a física. De facto, a escuta não tem a ver apenas com o sentido do ouvido, mas com a pessoa toda. A verdadeira sede da escuta é o coração”. Fica a dica!