Imagem/Mural dos Livros

A seção dica da Aroeira vem sugerindo, nas últimas semanas, leituras de livros e artigos que tratam sobre as origens do conservadorismo e as principais características, ideias e princípios dessa ideologia. Sua compreensão é necessária, porque assistimos no mundo inteiro, em especial no Brasil, a articulação das ideias conservadoras com a ação política da direita extremada. Essa associação, evidentemente, quando vence eleições impõe um conjunto de retrocessos sociais, econômicos e culturais.

Para esta semana, a dica da Aroeira indica o livro “Conservadorismo: um convite à grande tradição” de Roger Scruton. Na apresentação do livro, lemos o seguinte:

“Nesta breve e magistral introdução à tradição conservadora, Roger Scruton, um dos maiores intelectuais britânicos da atualidade [ele faleceu em 2019], oferece aos leitores um convite ao mundo da filosofia política, explicando a história e a evolução do movimento conservador ao longo da história. Quando muitos apontam que conservadores não possuem um sistema intelectual de crenças unificado, este livro argumenta o oposto – e leitores interessados por política vão considerar a proposta convincente e inovadora. Também examina a mudança na relação entre política conservadora, o capitalismo e o livre-mercado tanto nos EUA quanto no Reino Unido”.

De fato, conservadorismo, neoliberalismo e extrema-direita possuem tanta afinidade que a defesa intransigente de um acaba conduzindo ao apoio aos outros dois. Fica a dica!