Imagem/Tribuna da Imprensa Livre

Você é de esquerda ou de direita? O que te faz ser uma pessoa de esquerda ou de direita? Ainda vale a pena diferenciar esses dois espectros da disputa política, ou atualmente basta delimitar essa disputa entre progressistas e conservadores? A “polarização” entre direita e esquerda não dificulta a construção de consensos, necessários num regime democrático? Ou pelo contrário, o que dinamiza a política não seria essa disputa?

Norberto Bobbio, no livro que é clássico das ciências políticas, “Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política”, analisa essas e outras questões, advogando, nas palavras de Marco Aurélio Nogueira, que “não se pode negar a validade àquilo que opera plenamente na política, àquilo que está colado no imaginário e na linguagem da vida cotidiana, que ainda serve para dar aos homens identidade e argumentos para pelejar por seus projetos e utopias”.

O livro “Direita e esquerda” do pensador italiano Norberto Bobbio é a dica de leitura da Aroeira desta semana. Fica a dica!