Reflexões e Coisa e Tal

Nesta semana, apresentamos a reflexão de Miguel Herlon, administrador, ativista e criador da plataforma “Ative a Cidadania” (www.ativeacidadania.com.br). Confira:

É o racismo que gera a pobreza.

1. O racismo é o preconceito contra um grupo racial distinto, fazendo com que o grupo hegemônico construa mecanismos de distanciamento e de controle social sobre outro grupo racial. O racismo cria mitos, padrões, formatos, critérios, estereótipos, etc.

2. Não é necessário entrar no debate já superado sobre o conceito de raça biológica, já sabemos que, do ponto de vista biológico, as raças não existem.

3. Reivindicamos a raça negra sob critério político, de um segmento étnico no Brasil, que sofre preconceito e discriminação. Há também uma homogeneidade na realidade socioeconômica dos negros.

4. O racismo constrói leis, regras e mecanismos para manter o poder político e econômico, em detrimento da raça oprimida. “O Estado é a organização especial de um poder: é a organização da violência”. Parte da violência racial é produzida por falta de política para negros.

O racismo nos impõe a incapacidade de dizer “não" à exploração.

Dizer “não” é muito difícil!

O que gera a pobreza é o racismo!

5. O Brasil tem mais casas abandonadas e se joga mais comida fora do que a quantidade de morador de rua. Isso porque o caos social gera necessidades e brutalidade entre nós. Forçando-os a encher as filas na busca de qualquer emprego.

6. Quem não pode dizer “não” aceita qualquer salário e condição, tendo em vista que a capacidade de dizer “não” só ocorre com a expansão do empoderamento econômico.

7. A elite financeira não quer o fim do racismo. Esta ação acabaria com o mercado de trabalho da exploração. Com isso, faltariam trabalhadores para que, com baixos salários, os lucros fossem mantidos.

A bala do racismo também mata o branco.

8. Se a manutenção da pobreza é gerada pelo racismo, que produz também a violência, logo, se um jovem branco morre em um assalto, o gatilho foi apertado pelo dedo branco do racismo.

9. Em suma, para dizer que o antirracismo não pode ser tratado, pelos brancos, como um problema unicamente dos negros, o racismo é o maior gerador de violência que existe e acomete a vida.

10. A consciência racial sem ação é nula. Ser antirracista é agir de forma real para combater o racismo: Fazer!