Imagem/Amazon

O tema da celebração deste domingo, na liturgia católica, foi a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. De fato, na tradição cristã, Deus são três pessoas que vivem uma perfeita união. Ou seja, deste o princípio, Deus não é a solidão do Um mais a comunhão dos Três.

Para quem se interessa em aprofundar a reflexão sobre o mistério da Santíssima Trindade, a Aroeira indica a leitura do livro do teólogo Leonardo Boff, “A Santíssima Trindade é a melhor comunidade”, lançado pela editora Vozes.

Evidentemente, o livro é um tratado de teologia; porém, as reflexões contidas nele têm implicações antropológicas e sociológicas. Assim, nas palavras de Boff, “o Deus que está acima de nós, sempre nos gerando, chama-se Pai. O Deus que está ao nosso lado, caminhando conosco, chama-se Filho, e o Deus que está dentro de nós, nos iluminando, chama-se Espírito Santo. Todos nós fomos criados à imagem e semelhança da Trindade. Por isso, somos também seres de relação, de comunhão e de amor. Sempre que vivemos estas realidades tornamos visível em nós e através de nós o Deus Trindade”. Fica a dica!