Imagem/Amazon

No dia 18 de julho, é comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2009, para celebrar a igualdade entre os povos e a proteção dos direitos humanos. A escolha foi feita baseada na data de nascimento do líder sul-africano, em 18/07/1918. Referência mundial, Nelson Mandela lutou contra o racismo e segregacionismo do apartheid da África do Sul, ficou preso por 27 anos e foi eleito presidente após a queda do regime, liderando o país de 1994 a 1999. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Mandela morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.

Em sua homenagem, a dica de leitura da Aroeira apresenta “Carta da Prisão de Nelson Mandela” (edição de Sahm Venter e tradução de José Geraldo Couto), que retrata de forma poética e sensível o período em que Mandela ficou preso e as cartas mandadas por ele.

Obra histórica e lançada simultaneamente em diversos países, o livro é a primeira – e única – coleção autorizada de correspondências dos 27 anos em que Mandela esteve encarcerado. Comoventes, fervorosas, arrebatadoras e sempre inspiradoras, as mais de duzentas cartas – muitas das quais nunca vistas pelo público – foram reunidas a partir de coleções públicas e privadas. O livro traz um prefácio escrito por Zamaswazi Dlamini-Mandela, neta do líder. Fica a dica!