“Diocese de Juazeiro, 60 anos ensinado com sabedoria e amor”. Esse foi o tema da 14ª Romaria do Povo de Deus, que foi realizada neste domingo, 17/07/22, na comunidade da Veneza. A 14ª Romaria do Povo de Deus foi a primeira depois da liberação de atividades presenciais, que haviam sido suspensas devido à pandemia da covid-19.

Como é de costume, o dia celebrativo teve início na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário às 05:00h da manhã, onde o pároco padre Aluísio Borges falou dos sessenta anos de presença da Diocese de Juazeiro junto a luta do povo por direitos e, em seguida, fez o envio do povo, que saiu em carreata rumo ao local de início da romaria.

Durante a caminhada, o povo cantou, rezou e ouviu alguns depoimentos de representantes das entidades que fazem parceira com a Diocese e com a paróquia de Remanso. Esequias da Colônia de Pescadores Artesanais Z-41 lembrou que a Diocese de Juazeiro sempre esteve ao lado dos/as pescadores/as, sobretudo durante a construção da barragem de Sobradinho, quando muitos foram desalojados de seus territórios. Foi neste contexto, disse ele, que Dom José Rodrigues fundou a Pastoral dos Pescadores.

Já Paula Rogéria, animadora da comunidade da Vila Aparecida, enfatizou o apoio e o acolhimento que a Diocese deu aos primeiros moradores da comunidade, que foi fundada pelos/as pernambucanos/as que foram desalojados/as após a construção da barragem de Itaparica.

Herbet Fabiano, presidente da Rádio Comunitária Zabelê FM, parceira da paróquia de Remanso, destacou a importância de se fortalecer a comunicação popular e democrática, lembrando as palavras do Papa Francisco sobre a centralidade da atitude da escuta como fundamental para estabelecimento do diálogo e da boa comunicação. Lembrou a parceira histórica entre a rádio e a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, atuando decididamente no processo que resultou na outorga da Zabelê FM.

Fiéis participando da Celebração Eucarística

“Também é importante destacar, na trajetória de 60 anos da nossa Diocese, a criação do Setor Diocesano de Comunicação e Audiovisual (SEDICA)”, continuou Herbet Fabiano. “Surgia naquela oportunidade na nossa Diocese, sob a coordenação de D. José Rodrigues, o inesquecível ‘bispo dos excluídos’, uma proposta que tinha como objetivo defender e fazer ecoar o que diziam e pensavam as camadas mais pobres da sociedade, um marco na comunicação da região que deu régua e compasso para muitos de nós”, concluiu. 

Beronice do Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais de Remanso (STR) afirmou que a romaria é um momento de fé e ação. Segundo ela, a Diocese de Juazeiro teve um papel fundamental na formação de base de lideranças sindicais, em especial durante o pastoreio de D. José Rodrigues. Por isso, segue “Beró”, é preciso continuar a parceira com a Diocese e a paróquia na luta pelos direitos da classe trabalhadora.

Ficou explícito, nos depoimentos, a atuação profética de D. José Rodrigues junto ao povo trabalhador e oprimido. Além dele, pastorearam a Diocese de Juazeiro D. Tomás Murphy, primeiro bispo, D. José Geraldo da Cruz, o bispo que substituiu D. José Rodrigues, e Dom Carlos Alberto Breis Pereira, atual bispo.

Celebração Eucarística

Padre Aluísio, na homilia da Missa realizada após a romaria, disse que a espiritualidade que caracteriza a Diocese de Juazeiro é a de ser uma Igreja viva caminhando com o povo em favor da vida. 

Após a Celebração Eucarística, os fiéis participaram do café da manhã comunitário, outra tradição da Romaria do Povo de Deus.

Repercussões

Wilson, animador da comunidade da Veneza, acredita que “não só a romaria, mas todo evento religioso anima as pessoas, fortalece na caminhada”. Disse que muitas pessoas de outras comunidades (Pimenteira, Lage, Mandú, Sítio Cosme) participaram da romaria. Para ele, a escolha do tema foi importante porque ajuda os fiéis a conhecerem mais sobre a história da Diocese de Juazeiro.

Já Tiago Andrade, que participa da coordenação do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, considera a romaria “um momento ímpar para a comunidade, [que é] uma Igreja peregrina, que caminha, que se faz e se encontra na estrada, no caminho com tantas realidades. Uma Igreja de uma longa caminhada [ao se referir aos 60 anos de presença da Diocese de Juazeiro]”. Também a romaria relembra a longa caminhada do Povo de Deus em busca da Terra Prometida. A 14ª Romaria do Povo de Deus foi “um momento muito profundo, de fé, reflexão, de partilha, contemplação e memória”, arrematou Tiago.   

 

Texto e fotos: Aroeira Comunica