Reflexões e Coisa e Tal

Para esta semana, apresentamos mais uma reflexão de Herlon Miguel, administrador, ativista e criador da plataforma “Ative a Cidadania” (www.ativeacidadania.com.br). Confira:

1. O antirracismo é verbo. O antirracista age contra o racismo. Mais do que ser a favor da pauta, é fundamental contratar, comprar, eleger e fortalecer a economia dos negros e negras.

2. A pobreza alimenta o racismo e gera violência. O racismo mata muito mais negros, no entanto, é responsável por toda violência que assola a população. Sendo assim, é um problema de todas as pessoas.

3. Nunca coloque como problema do outro. Todas as pessoas devem falar e agir contra o racismo. Contudo, é fundamental ler e estudar autores negros, não para ensinar, mas para entender o tema. Mesmo assim, leitura sem ação não vale.

4. Revise toda sua linguagem e perceba como o aspecto linguístico é fundamental na constituição do racismo e de uma cultura de subalternização da população negra.

5. “Não sou racista, tenho amigos e amigas negras”. Quando fala essa frase, soa como bonificação dada por você em estar acolhendo um ser humano no circuito íntimo. A forma mais patética e sugestiva de achar-se superior.