Fiéis acompanhando a Novena dentro da Igreja Matriz/Foto: Tovinho Régis

“Fica conosco Senhor” foi a prece que conduziu a fala de padre Marcos da Silva Santos, pregador da sexta noite do novenário em honra à Nossa Senhora do Rosário. Ele também presidiu a celebração. Noiteiros do dia: Profissionais da Saúde, Caps, CRAS, CREAS, NAPI, Grupo AA, Vila Celso Campinho, Loteamento José Clementino, Loteamento Pombo Castelo Branco, Quadras 05, 07 e 10.

O subtema proposto para a reflexão foi: “Nesses tempos sombrios e difíceis, Jesus se faz companheiro. ‘Fica conosco Senhor’”. A sexta noite, que foi celebrada dentro da Igreja Matriz devido a tão desejada e aguardada chuva, contou ainda com a ilustre presença do decano da Diocese de Juazeiro na Bahia, o padre José Daniel Potter, que já foi pároco da paróquia de Remanso. A igreja estava lotada de devotos/as da Mãe do Rosário, que nos momentos de tristeza ampara e oferece seu colo de mãe a seus filhos e filhas.

Pe. Marcos da Silva Santos, pregador da noite/Foto: Tovinho Régis

Padre Marcos, que é pároco da paróquia de Santo Antônio em Juazeiro, afirmou que o subtema da noite nos coloca “diante da realidade de um Deus que caminha conosco”. Ele disse ainda que é através da fé que a presença de Deus é sentida; por isso, “é preciso ter fé para reconhecermos que o Senhor não nos desampara”, ensinou o padre.

Sem a crença em Deus e sem uma vida em comunidade, fica difícil viver nestes tempos difíceis, em que a esperança é, a todo tempo, posta a prova.  A fé é um dom que auxilia e dá força ao longo da caminhada, dando-nos a certeza de que Deus caminha conosco, disse padre Marcos. Assim, é preciso aprender a dizer “Senhor fica conosco”. Por isso, concluiu ele, “para nós cristãos, não pode haver espaço para o desespero e para falta de esperança”.

O Reino de Deus, porém, não é espetáculo. Ele vai acontecendo todos os dias, realizando-se nas pequenas coisas que fazemos, explicou o padre. Dessa forma, é a maneira como vivemos que faz o Reino de Deus acontecer. Jesus nos convida a anunciar ao mundo que Sua presença é redentora e transformadora. Portanto, é preciso que os/as cristãos/ãs façam a sua parte para fazer com que o Reino aconteça já. Quando nós nos se comprometemos enquanto cristãos e cidadãos, o Reino se realiza no meio de nós, finalizou padre Marcos, através de gestos de compreensão, respeito, doação, paz, diálogo, de luta pela justiça, pela fraternidade, por direitos e pelo fim do ódio e da exclusão.

Ação de Graças/Foto: Tovinho Régis

A Ação de Graças encenou o episódio, narrado por São Lucas, em que Jesus ressuscitado caminhou com os discípulos de Emaús, num momento em que eles estavam desanimados devido a Paixão e Morte de Jesus. Sem saber que caminhavam com Jesus, os dois homens pediram: “Senhor fica conosco”.     


+ IMAGENS DA 6ª NOITE DO NOVENÁRIO (Fotos: Tovinho Régis):