Entrada do andor com a imagem da Padroeira/Foto: Tovinho Régis

O último dia do novenário de Nossa Senhora do Rosário teve como subtema para reflexão “Rendemos graças a Deus pelos inúmeros animadores, irmãos leigos e sacerdotes que contribuíram com a evangelização em nossa Diocese”. Noiteiros: ECC, Famílias, Casais, Comunidades do Interior, Pescadores (as), Visitantes, filhos (as) de Remanso residentes em outras cidades, Vila Matilde, Alto da Bela Vista e Vila Dalvina.

A presidência do nono dia da novena coube ao padre Josemar Mota da Silva, natural de Remanso, atualmente pároco da paróquia de São João Batista, em Uauá/BA. Foi ele que também fez a reflexão do subtema. Disse que a celebração da noite seria um momento de agradecer a Deus e celebrar a história dos sessenta anos da Diocese de Juazeiro, que foi construída com a colaboração de muita gente. Destacou uma em especial, o bispo D. José Rodrigues, pois, segundo padre Josemar, não podemos falar da Diocese sem citá-lo. Por isso, o “bispo dos pobres” dever ser, para todos os diocesanos, uma inspiração, assegurou o pregador da noite. 

Pe. Josemar Mota, pregador da noite/Foto: Tovinho Régis 

Padre Josemar falou sobre a Igreja e qual o lugar e a missão dela no mundo. Inicialmente, meditando um trecho do Evangelho de São João (Jo. 15, 7-17), fez a seguinte pergunta: o que significa, para os cristãos, permanecer no amor de Cristo? Respondeu dizendo que significa configurar-se a Cristo, isto é, assumir seus pensamentos, sentimentos e ações. É pelo batismo que as pessoas são incorporadas à comunidade dos crentes. Sua fé nada mais é que “uma resposta ao amor de Deus”. E o amor “é o dom por excelência”, pois ele une e congrega todos em torno de Jesus, ensinou padre Josemar. Assim, “a comunidade cristã, para ser fiel ao Senhor, deve viver o mandamento do amor”, exortou ele, tornando-se uma Igreja que caminha junto: uma Igreja-comunhão, que pratica atitudes humanizadoras.

Igreja-participação, sinal de diálogo no mundo, é a outra característica da Igreja destacada por padre Josemar. Ela interage com o mundo e seu distintivo é seu compromisso com a Paz e com a Justiça. Por fim, uma Igreja cuja essência é a missão. Ela precisa testemunhar o Evangelho de Cristo em palavras e em ações. Essa é a missão de todo cristão batizado, que vive e permanece no amor de Cristo. Quando a Igreja assume a sua missão de servir, ela se torna um sacramento, sinal, do Reino de Deus no mundo, explicou padre Josemar.

Padre Josemar concluiu sua fala afirmando que “nada mais contrário na vida do cristão que perder a esperança”. Ele é alguém engajado em construir um mundo justo, solidário e fraterno, sem ódio, intolerância e violência. Dessa forma, utilizando-se da fala do Papa Francisco, rogou a Nossa Senhora para que ela livre o Brasil de toda intolerância, ódio e violência, para que todos tenham vida e vida em abundância.  

Momento de Ação de Graças/Foto: Tovinho Régis

O momento de Ação de Graças fez memória de algumas pessoas que fizeram e outras que estão fazendo a história da Diocese de Juazeiro, em especial, na paróquia de Remanso.   


+ IMAGENS DA 9ª NOITE DO NOVENÁRIO (Fotos: Tovinho Régis):