Imagem/Stop Homofobia

O segundo turno das eleições iniciou-se e os primeiros apoios estão sendo costurados: os governadores eleitos dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Paraná já declararam apoio a Jair Bolsonaro, ou melhor, reafirmaram o apoio que eles sempre deram ao atual presidente. Enquanto isso, a candidata e o candidato que ficaram em terceiro e quarto lugares, Simone Tebet e Ciro Gomes, anunciaram apoio a Lula – Tebet de maneira mais enfática. Os dois juntos tiveram mais de oito milhões e meio de votos.

Ademais, a semana começou com as pessoas “debatendo”, nas redes sociais, satanismo, maçonaria e aborto, com as redes bolsonaristas intensificando a única estratégia que elas recorrem para desviar a atenção sobre os reais problemas do Brasil: a propagação das fake news. Estava circulando um vídeo mentiroso associando Lula ao satanismo, assim como vídeos (esses sim verdadeiros) mostrando Bolsonaro em lojas maçônicas (também voltou a circular uma entrevista que ele concedeu a revista Istoé na qual defende a ideia de que o aborto é uma decisão do casal). Enquanto isso, a fome, o desemprego, a inflação, o corte da verba para educação e o futuro aumento no preço dos combustíveis são assuntos que ficam por hora esquecidos.

Parece até um absurdo um país com tantos problemas econômicos e sociais está falando, em plena campanha eleitoral mais importante da história do Brasil republicano, desses temas, que são costumeiramente chamados de “pautas de costume”. No entanto, para os setores mais conservadores e reacionários da sociedade brasileira, incapazes de fornecer respostas convincentes para os problemas reais do povo, o objetivo é causar pânico moral. Para isso, instrumentalizam a religião cristã a fim de obter ganhos eleitorais. Contam com isso com a atuação de igrejas e pastores evangélicos alinhados ao bolsonarismo. De fato, no Brasil, os três pilares de sustentação do bolsonarismo são: a Bíblia, a Bala e o Boi. É o que mostra o documentário “Brasil: Bois, Bíblias e Balas”, a dica da Aroeira desta sexta-feira. Fica a dica!