Imagem/YouTube

Certamente, o dia mais comentado nesta semana foi a quarta-feira, 12 de outubro. Deveria ser mais um dia de feriado nacional em que católicos/as do país inteiro homenageiam a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Acontece que o atual presidente, candidato a reeleição, resolveu “participar” das celebrações na cidade de Aparecida, onde fica localizado o maior santuário mariano do mundo. Seus seguidores fanatizados, é claro, acompanharam-no. Resultado: muita confusão e arruaça no dia que é o mais importante no calendário religioso católico popular mariano.

Só para se ter uma ideia: os arruaceiros de extrema-direita tiveram a ousadia de vaia Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, pois ele exortou o povo, dizendo que é preciso combater as desigualdades e eliminar o trabalho infantil.  

Em tempos de normalidade, isso que aconteceu no dia 12 de outubro deveria decretar a derrota de Bolsonaro, porém não vivemos tempos de normalidade; por isso, aguardemos os dias que virão.

A dica da Aroeira para este final de semana é o documentário “Aparecida do Brasil”, que traz um pouco da história sobre as origens da devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida e por que ela é forte no Brasil. Fica a dica!