Imagem/Editora Loyola

No último dia 12 de novembro de 2022, a equipe da Aroeira Comunica participou de um encontro de formação de agentes da Pastoral Afro-brasileira da Diocese de Juazeiro/BA, realizado na cidade de Casa Nova/BA. O coordenador da Pastoral é o pároco da paróquia de São José Operário, Padre José Benedito Rosa (para saber mais sobre o encontro, clique aqui).

Foi um momento de estudo e reflexão sobre as mazelas produzidas pelo racismo no Brasil e de conscientização sobre a necessidade do engajamento na luta antirracista. Tendo em vista a realização desse encontro e o fato de que estamos no mês da Consciência Negra, a dica da Aroeira recomenda a leitura do subsídio “Pastoral Afro-brasileira: formação para grupos de base” da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O texto mostra o porquê da Pastoral Afro-brasileira ser um instrumento importante para a missão evangelizadora da Igreja Católica. Aliás, segundo o estudo 85 da CNBB, “ao acolher a Pastoral Afro-brasileira em sua estrutura de serviço à Igreja no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil o faz com satisfação e com a certeza de que ela constitui instrumento importante para a eliminação de preconceitos e atitudes racistas e, sobretudo, para a animação pastoral da comunidade afrodescendente”.

Em seguida diz: “a CNBB está estimulando as comunidades a assumir e realizar ações efetivas no combate a toda a forma de racismo, na valorização das culturas e na solidariedade com a população afrodescendente na busca das suas justas aspirações”. Fica a dica!