Reflexões e Coisa e Tal

Por Herbet Fabiano*

No dia da Consciência Negra, apresentamos a nota “No Brasil democrático, vidas negras importam”, publicada por entidades/grupos/movimentos antirracistas do Vale do São Francisco:

NO BRASIL DEMOCRÁTICO, VIDAS NEGRAS IMPORTAM.

Certas e certos dos desafios enfrentados diariamente, entidades/grupos/movimentos antirracistas do Vale do São Francisco e demais signatários da presente vêm, neste 20 de novembro de 2022, saudar aquelas e aqueles que resistiram e resistem nesse complexo e perene processo de construção da democracia no Brasil. O momento é de luta! E quando não foi? Há três semanas, o país finalizou uma das eleições mais difíceis de sua história, na qual 60.345.999 brasileiras e brasileiros decidiram pelo fim de um dos capítulos mais terríveis dessa mesma história que guarda passagens terrivelmente dolorosas. Só o povo negro sabe o que passou em priscas eras. Só o povo negro sabe o que passou nos últimos seis anos (Sim. O golpe contra a presidenta Dilma Rousseff não pode e não será esquecido).

A vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um alento em tempos difíceis. É pausa pra respirar e seguir na caminhada por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Todavia, não podemos acreditar que todos os problemas estão resolvidos, pois não estão. O “bolsonarismo” criou e aprofundou feridas que demandarão tempo e esforços para curá-las. Nenhum país “sai” ileso de mais de 300 anos de escravidão oficial. Nenhum país "flerta" com o fascismo impunemente. Ademais, a luta contra as várias formas de dizimação de negras e negros seguirá. Aqui, o registro de uma triste, absurda e inaceitável realidade da Bahia: A cada 100 pessoas mortas pela polícia, 98 são negros. É o maior percentual entre os sete estados monitorados pela Rede de Observatórios de Segurança, de acordo com o boletim "Pele alvo: a cor que a polícia apaga", divulgado no último dia 17. Seguem os desafios. Seguem as lutas. Viva a democracia! Salve Zumbi dos Palmares!

 Assinam a nota: Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Juazeiro/BA - Paróquia de São José Operário de Casa Nova/BA - Paróquia de São Francisco de Sobradinho/BA - Paróquia de Santo Antônio de Pilão Arcado/BA - Frente Negra do Velho Chico - Prof. Nilton Almeida - Unegro - Comissão Pastoral da Terra - APLB-Sindicato Delegacia das Esmeraldas - IRPAA - Aroeira Comunica.


* Comunicador popular.