Imagem: Gilmar Ferreira/SASOP

Na última sexta-feira, 31/03, foi realizada, em Remanso, a 3ª edição da “Feira Agroecológica de Economia Solidária e Saúde da Mulher”. O evento aconteceu ao lado do Mercado Municipal, tendo início às 8h.

Deputada Neusa Cadore (PT/BA) presente na Feira / Imagem: Gilmar Ferreira/SASOP

A feira é uma iniciativa organizada por várias entidades que atuam no Território Sertão do São Francisco – Rede de Mulher; Comissão Pastoral da Terra (CPT); Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP); Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa); Serviço de Apoio as Organizações Populares (Sasop); Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade (Sajuc); Projeto Pró-Semiárido/ Companhia de Ação Regional (CAR/SDR), FIDA – e contou com o apoio do governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Remanso.

Nas barracas, as mulheres comercializam seus produtos alimentícios livres de agrotóxicos e objetos artesanais. A feira é uma estratégia de promoção do protagonismo das mulheres, que enfatiza os valores da solidariedade, do respeito, da igualdade e da diversidade, fortalecendo o orgulho de ser mulher e sua luta por direitos e justiça. Por isso, o lema que conduziu as intervenções das mulheres que palestraram durante a feira foi “Somos Luta, Resistência, Somos Mulher”. Destaque para a presença de Dona Otávia, um exemplo de mulher empoderada que inspira a luta das mulheres remansenses.

Barracas de comercialização dos produtos / Imagem: Gilmar Ferreira/SASOP

Beth Siqueira, assessora de gênero do projeto Pró-Semiárido, apresentou a cartilha “Combate à violência doméstica: pelo fim da violência, em defesa dos direitos das mulheres”. O material “foi elaborado por mulheres do campo e da cidade, pretas, brancas, e de outras raças e etnias, integrantes de diversos segmentos sociais que constituem a rede”. Seu objetivo consiste em “compartilhar informações sobre como combater a violência familiar e doméstica contra as mulheres”.