A Pastoral Afro-brasileira da Diocese de Juazeiro-BA realizou no último sábado, 20/05/23, o primeiro dos quatros encontros de formação previstos para o ano de 2023.

Segundo planejamento elaborado em novembro de 2022, os agentes da pastoral decidiram pela realização de quatro encontros destinados ao estudo do subsídio Pastoral Afro-brasileira: formação para grupos de base, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Dois serão presenciais e dois serão online.

A formação ocorreu na cidade de Sobradinho, no Centro Comunitário Antônio Conselheiro da Paróquia de São Francisco de Assis. Contou com a participação de agentes das paróquias de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Santana do Sobrado e Sobradinho.

A partir do tema "Pastoral Afro-brasileira: o Espírito Santo inspira", e com a facilitação de Marcos Paulo e Saiure Ribeiro, agentes da cidade de Remanso, foi feita uma retomada histórica da presença negra no Brasil, desde a escravidão aos dias atuais, a fim de localizar a importância, urgência e necessidade da Pastoral Afro-brasileira; além de buscar perceber como a Igreja Católica Apostólica Romana atuou frente a questão negra no país.

À luz da Palavra de Deus, os/as participantes, nos trabalhos em grupo, foram instigados a refletir sobre a realidade das pessoas negras na atualidade, bem como os desafios, movimentos, resistências e lutas empreendidas por elas.

No que diz respeito aos encaminhamentos, ficou decidido que os encontros onlines ocorrerão em julho e setembro para aprofundar os estudos dos Documentos de Santo Domingo e do Documento de Aparecida no que se refere às questões negra e indígena. Ademais, ficou confirmado que o próximo encontro presencial será em novembro, na cidade de Casa Nova. Também foi acordado pelos agentes a elaboração de uma Carta Manifesto e a criação da comunidade online da Pastoral.

Os agentes avaliaram a formação de maneira bastante positiva e aguardam com a esperança renovada pelas próximas.